No âmbito do evento sobre email marketing para profissionais de marketing da Mediapost, o especialista internacional Michael Leander deixa alguns conselhos sobre como tornar as suas campanhas de marketing digital mais eficazes.

1. O digital primeiro, depois o offline

A maioria das campanhas de marketing digital bem-sucedidas nascem no digital e só mais tarde são adaptadas ao chamado offline. A razão é que o digital tem uma natureza muito mais interactiva e, portanto, pode oferecer à marca novas oportunidades para um envolvimento com o seu público-alvo.

Portanto, desenhe a sua próxima campanha primeiro para o digital e depois para o offline.

2. Planeie a sua campanha para alavancar primeiro a media não paga e só depois a paga

Se tem algo interessante para oferecer há a possibilidade de ao semear a sua campanha em media não paga (por exemplo, na comunidade da sua rede social como o Twitter, Facebook, LinkedIn – ou o seu blogue) obter aquilo que toda a gente quer: pessoas que o partilhem!

O truque é esperar para ver o que a media não paga lhe traz antes de investir em media paga (por exemplo, em publicidade em websites ou noutros canais online).

 

3. Envolver e interagir

A natureza do digital é que permite uma melhor interacção e um envolvimento mais longo. Pense como pode alavancar a sua campanha de modo a iniciar o envolvimento. Pense em como pode levar a sua audiência a participar pro-activamente. As pessoas adoram participar. Não apenas ganhar prémios – mas, normalmente, quando é interessante, participam.

Há uma série de sentidos que são excepcionalmente bons para envolver as pessoas. Um é MÍSTICA outro é a LUXÚRIA. Pense em como usar estas percepções para um melhor envolvimento.

 

4. O diabo está nos detalhes – testar é exigido

O sucesso da maioria das campanhas digitais assenta na sua capacidade de prestar atenção aos pequenos detalhes da sua campanha. Particularmente, à transição entre cada passo. Além disso, independentemente da sua experiência, deverá testar sempre as suas campanhas. Mesmo uma simples divisão A/B nos testes pode poupar muitos euros e ajudá-lo a alcançar melhores resultados.

 

5. Meça tudo e depois melhore, mas lembre-se das palavras de Albert Einstein

As campanhas de marketing digital são altamente mensuráveis. Pode medir quase tudo. E acontece ao vivo. Pode seguir em tempo real os resultados das suas campanhas. Seja uma acção de email marketing, publicidade com banners ou a activação de uma audiência nos media sociais.

Assegure-se que encontra um bom sistema de medição e de que despende o tempo suficiente para determinar quais os números que interessam para a sua campanha. Einstein disse: “Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.”

No marketing digital o valor da medição é que quando vê que algo não está a funcionar pode parar a campanha, fazer as mudanças necessárias e relançá-la. E tudo isto pode literalmente ser feito em horas.

 

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