Pertencente à gigante La Poste, a Mediapost Portugal abraçou o desafio do digital e está a fazer dele o seu (novo)
 core business.  Dropmail, Marketing Automation e Geomarketing explicados aqui por quem sabe – Antoine Blanchys Ferreira, General Manager – em vésperas da 1ª Conferência Direct & Digital Marketing que promove.


Buzzmedia:
Com a sua chegada à liderança da Mediapost Portugal, como pretende (re)posicionar a subsidiária portuguesa, quer internamente, no contexto pan-europeu do grupo La Poste a que pertence, quer no mercado português, na oferta de serviços e soluções?

Antoine Blanchys: Estamos a posicionar-nos como especialistas da relação com os clientes e consumidores. O digital, agora reforçado com o mobile, é uma oportunidade formidável, ao mesmo tempo que aumentou tremendamente o número de touch points que uma marca tem com os seus clientes.

O Grupo Mediapost tem tecnologias e experiências que permitem acompanhar verdadeiramente o cliente numa lógica multicanal e aumentar a eficácia de todo o marketing mix. Sabemos entregar ROI [Return on Investment] aos anunciantes e o ROI são vendas. O Grupo trabalha todos os tipos de sectores: retalho, FMCG, Media, telecomunicações, Banca e seguros etc… e tem cerca de 30.000 clientes, entre os quais Microsoft, American Express, grupo Auchan, Danone, Nestlé, L’Oréal e Renault, entre outros.

Paralelamente, somos especialistas de um dos touchpoints, que é o Dropmail, porque nascemos como uma empresa de distribuição. Contudo, adquirimos uma dezena de empresas no digital e, assim, enriquecemos a nossa proposta de valor para o marketing relacional.

Buzzmedia: O digital, com a gestão de Marketing Automation, passa a ser o core business da empresa, que ainda assim oferece soluções mais tradicionais, em torno do mailing e logística. O que é o Marketing Automation na vossa perspectiva?

Antoine BlanchysMarketing Automation são mecânicas de contacto directo com o cliente, que permitem iniciar e enriquecer a relação e, a partir daí, criar a pertinência para gerar um constante top of mind nos consumidores e gerar oportunidades no momento da decisão de compra.

Encaramos o Marketing Automation numa lógica verdadeiramente multicanal: e-mail, SMS, direct mail,push notificationssocial media… A comunicação eficaz é aquela que faz sentido para o consumidor, no local certo, no momento certo e no canal mais pertinente. Uma comunicação eficaz melhora os resultados: é percebida, consultada e activa o consumidor, ou seja, concretiza-se numa oportunidade efectiva de compra.

Marketing Automation é, assim, uma arma eficaz e económica para os marketeers, que permite “industrializar” a relação das marcas com os clientes. É importante para nós trabalhar o ROI efetivo das campanhas com os nossos clientes.

Buzzmedia: Geomarketing, que nasce da confluência do marketing com a cartografia digital, é uma das vossas soluções: o mercado nacional já está desperto para as suas potencialidades?

Antoine Blanchys: Sim, o mercado está agora mais aberto para valorizar o Geomarketing, que aumenta a eficácia das ações de Dropmail. O cruzamento das vendas e as zonas de distribuição de Dropmail é a chave para amplificar o impacto das campanhas. Temos soluções dedicadas para este tipo de análise, que desenvolvemos no Grupo a pedido de alguns clientes.

Buzzmedia: O que está trendy, este ano, no mercado português, entre os vossos clientes, nas várias soluções que oferecem: o digital tradicional (e-Mailing e SMS), new digital (como QR CodesGeomarketing /Geodata) ou impresso (folhetos, samplingcouponing,..)?

Antoine Blanchys: O enfoque dos marketeers e clientes em tempos de orçamentos são mais reduzidos é na eficácia das ações. E a eficácia passa pela medição apurada, tanto no online, como no offline.Há agora um buzz no mercado sobre o Mobile marketingVídeo Marketing… depois de 3 ou 4 anos à volta do Facebook. São mais formatos, mais touch points com os consumidores e o mercado receia uma crescente complexidade, com mais custos envolvidos e uma rentabilidade duvidosa.

Para caricaturar, os marketeers gostariam passar agora dos likes para modelos efectivos de venda, quer seja numa loja online ou em pontos de venda físicos. No fundo, passar do intangível para o mensurável: quantos clientes adquiridos? Quantas vendas geradas? É uma transição lenta mas, ao mesmo tempo, palpável.
Por exemplo, para um cliente tão especial como o Paris Saint Germain (PSG), desenvolvemos mecânicas que permitem desenvolver com os “fãs” da página Facebook uma relação individual. E depois, aumentar as receitas da bilheteira com uma comunicação multicanal, tendo em conta as preferências de cada “fã”.

offline, mais difícil de medir, está a seguir o mesmo caminho. Sabemos que a publicidade funciona. Hoje, existem tecnologias e soluções que permitem saber como funciona, qual é o impacto real dos diferentes touchpoints na decisão de compra. E é o que irá permitir aumentar a eficácia da comunicação.O que sentimos ao nível mundial é o crescimento da media mensurável e da necessidade de transformar a interação com o cliente numa relação.

Buzzmedia: Organizam, daqui a dias, a 1ª Conferência Direct & Digital Marketing em Lisboa: sobre o que é que vai incidir? Eventos como este são uma boa forma de chegar aos (potenciais) clientes e ter eco no mercado?

Antoine Blanchys: É uma conferência desafiante pela qualidade e variedade dos intervenientes: pessoas e organizações de referência que têm uma experiência forte para partilhar.

O Drayton Bird colaborou com o David Ogilvy e é considerado uma referência noRelationship Marketing. Como aliás o Michael Leander é um dos maiores especialistas em Customer Centricity e Multichannel Marketing. Yonathan Dominitz é um expert ecoach da criatividade.

O painel internacional de oradores será complementado com especialistas portugueses, representantes de empresas como La Redoute, que em 4/5 anos fez uma transição do catálogo de papel para uma lógica multicanal, em que com 80% das vendas são realizadas no canal online. Accenture, Metlife, Google e a Mediapost terão também o seu espaço de intervenção.

Quem se interessa em aumentar a eficácia da sua comunicação, dos touch points com os clientes, do seu marketing mix, a DDM Conference é o evento certo. Os participantes irão encontrar as melhores práticas mundiais, insights e inovações.

 

Entrevista publicada no site Buzzmedia, no dia 06/05/14