O clube francês Paris Saint-Germain (PSG) é um dos grandes clubes europeus e tem 14 milhões de fãs fervorosos. Nos últimos anos, como outros clubes da Europa, o PSG diversificou os touchpoints com os seus adeptos: bilheteira online, email, mobile, psg.tv, psg.fr, cartão “Passion PSG”, loja online, acesso ao estádio, visita ao Parc des Princes…

Contudo, o clube quis marcar a diferença com a evolução para a verdadeira comunicação multicanal.

A mudança para o multicanal, que mudou tudo?

Em 2009, o clube assumiu-se como marca multicanal. O que era preciso para tal acontecer? Uma base de dados que reunisse todas as informações dos adeptos,provenientes de cada um dos diferentes touchpoints. Só assim o clube podia saber se o adepto ia ao estádio, se comprava a tshirt de um determinado jogador e se era fã das várias redes sociais do clube.

Os objetivos eram claros e ambiciosos:

– Evoluir no conhecimento existente dos adeptos

– Gerar mais receitas

– Desenvolver um verdadeiro programa relacional e emocional, porque afinal o desporto e o futebol são movidos por paixões!

 A solução encontrada

Como podia o PSG resolver a questão? A plataforma Cabestan, do grupo Mediapost, foi a resposta: atualmente, o data marketing do PSG está sincronizado em tempo real com a ferramenta de gestão das campanhas da Cabestan.

Isto permite segmentar os fãs de forma apurada: por dados sociodemográficos, ações de email e SMS, cestos de compras, pelo movimento no estádio: horas de chegada, saída e até pelos vídeos consultados no PSG TV!

Multicanal

Esta complexidade e riqueza dos dados, permite o desenvolvimento de ações com vários conteúdos: novidades do treinador, zapping PSG TV, exclusivos Passion PSG, emails de boas vindas, academia PSG, newsletter semanal, sempre com propostas de compra de bilhetes e produtos associados e claro, de acordo com o perfil de cada sócio.

Os Resultados da abordagem multicanal

Os objetivos estão a ser cumpridos:

Evolução efetiva do conhecimento sobre o cliente: predisposição para adquirir os vários serviços e produtos propostos, capacidade de gerar receitas…

– Aumento constante de receitas adicionais

– Colocação em prática de um verdadeiro programa relacional online que começou com cerca de 2 milhões de fans e agora mais que duplicou

“Desde 2002, que a Cabestan nos acompanha na nossa estratégia de relação cliente por email. Hoje em dia, a plataforma Cabestan é a nossa única ferramenta multicanal, que nos permite comunicar com o cliente, tomando em conta as informações comportamentais e transacionais recolhidas e trabalhadas pelo Datamart Marketing.”Julien Jalouzet, Chefe de projetos CRM do Paris Saint-Germain

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