Com a chegada de um Novo Ano, é tempo de fazer um balanço dos sucessos, problemas e desafios que teve durante todo o ano anterior :

  • ações que correram menos bem ?
  • se o ROI de Marketing ficou ou não abaixo das suas expectativas ?
  • se as leads angariadas não tiveram as vendas esperadas ?
  • o Marketing Digital está a ter a eficácia esperada em termos de vendas, leads, engagement … ?

Para 2016, conheça as tendências marcantes de que mais se fala e assim prepare-se para enfrentar novos desafios.

Estas tendências valem tanto para o Marketing em geral como para o Marketing Digital.

1 – ROI, ROI e mais ROI. O ROI de Marketing passará de recomendado para exigido –A sua Direção vai precisar de saber quais são as iniciativas que estão a criar ROI e as que não estão a produzir e assim pode acompanhar o crescimento da sua empresa no mercado.

2- O Marketing irá assumir a responsabilidade de aumentar as vendas e assim entregar leads ainda mais qualificadas. Em 2016, os departamentos de marketing vão assumir mais responsabilidades nas vendas:

  • Gestão das leads;
  • Criação e implementação de modelos de email para a prospeção
  • Criar estratégias de cross sell e upsell para os seus clientes

3 – Influenciadores sociais tornam-se uma parte fundamental do Content Marketing, estes têm os ouvidos (olhos) da sua rede de influenciadores e o marketing deverá aproveitar a confiança que a rede do influenciador invoca e pode promover a sua área de negócio. Essencial para o seu Marketing Digital.

4 – No Marketing Digital, os orçamentos de PPC irão reduzir e para serem realocados em outros canais que oferecem maior qualidade. O PPC será usado principalmente como uma forma de preencher as lacunas da pesquisa orgânica.

5 – O cliente irá desempenhar um papel estratégico – o marketing do cliente tornou-se extremamente importante para as empresas. A estratégia de upsell e cross sell aplicadas com sucesso podem evitar a rotatividade e aumentar a fidelização dos clientes atuais. Também, aqui, o Marketing Digital traz muito valor por facilitar a relação direta com os seus clientes.

6- A personalização em massa irá conduzir a novas leads – as iniciativas de marketing em 2016 serão conduzir todos os canais de comunicação e pontos de contato com a personalização em massa e em grande escala. A personalização é a Revolução em marcha para o Marketing Digital.

Leia o artigo na integra… e inspire-se em https://www.salesforce.com/blog/2015/12/8-magnificent-marketing-predictions-for-2016.html .