No início desta semana a Salesforce, solução de marketing digital reconhecida em todo o Mundo e parceiro exclusivo da Mediapost em Portugal, apresentou no seu relatório “Estado do Marketing 2016” as principais tendências globais do marketing digital. Com cerca de 4000 profissionais da área entrevistados, as conclusões foram interessantes.

Com uma envolvência cada vez maior entre o físico e o digital, há uma exigência por parte do cliente em receber interações pelos dois lados. Sabia que mais de 60% das equipas de marketing de alto desempenho estão a implementar alterações digitais na sua organização? E que apenas 8% dos profissionais de baixo desempenho estão a apostar nisso?

Scott McCorkle, CEO do Salesforce Marketing Cloud, diz que “a ascensão do cliente conectado tem levado o marketing a evoluir da entrega de campanhas para a gestão de experiências personalizadas que possam envolver o cliente desde o primeiro dia e guiá-lo numa jornada perfeita com a marca”.

O cliente tem o poder

Se o cliente tem cada vez mais opções de escolha, mais informações e mais poder do que nunca, o que é que os profissionais de marketing poderão fazer para responder a isso? Dar prioridade a todas as interações entre uma marca e os seus clientes.

Eis as 10 principais conclusões a que chega o relatório “Estado do Marketing 2016”:

  1. 58% das equipas de marketing de alto desempenho estão a adotar iniciativas de experiência com o cliente na sua empresa;
  2. 63% dessas equipas de alto desempenho estão a fazer transformações digitais na sua empresa, contra 8% das de baixo desempenho;
  3. Entre as equipas de alto desempenho pesquisadas, 65% adotaram uma estratégia de jornada do cliente e, dessa percentagem, 88% consideram que ela é fundamental para o sucesso da sua estratégia geral de marketing;
  4. 80% dos profissionais que usam email marketing concordam que esta comunicação é fundamental para o seu negócio;
  5. 49% acham que o email tem ligação direta com a principal fonte de receitas da empresa;
  6. A grande maioria, 75%, usa as redes sociais como parte da sua estratégia de marketing sendo, segundo eles, o Facebook o mais eficaz, seguindo-se o Twitter, Youtube, Google+ e Instagram.
  7. Relativamente aos dispositivos móveis, aumentou a aposta do marketing com base na localização, notificações push para móvel, mensagens de texto para móvel e aplicativos móveis;
  8. Quase dois terços dos profissionais de marketing inquiridos, estão a aumentar os orçamentos de publicidade em plataformas sociais em 2016;
  9. Há uma aposta cada vez maior nos anúncios personalizados para aumentar a envolvência do cliente. 83% dos profissionais de marketing de alto desempenho utilizam dados do CRM (email ou telefone) para segmentar os anúncios digitais contra 57% dos profissionais de baixo desempenho
  10. 95% das equipas de alto desempenho que integraram os canais de marketing digital – email, móvel e social – acham que estas assimilações são muito eficazes ou eficazes.

A Salesforce, parceiro da Mediapost em Portugal, vai realizar a 11ª Conferência Anual “Connections” entre os dias 10 e 12 de maio em Atlanta. O foco do congresso será a mais recente tecnologia do Marketing Cloud projetada para obter sucesso junto do consumidor e implementada no mercado nacional pela Mediapost.

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