Já não é novidade que a internet nos possibilita hoje uma difusão e partilha de conhecimento muito rápida e, mais do que isso, instantânea.

Através das novas tecnologias de informação, as empresas têm uma nova forma de comunicar com o consumidor, seja para dar a conhecer a existência de novos produtos ou serviços, seja para partilhar a sua forma de estar ou de trabalhar na internet. Esta proximidade, despoletada pelas redes sociais, vem permitir que o consumidor conheça por dentro a empresa e os seus trabalhadores e se aproxime e identifique com ela. Por outro lado, as empresas adquirem também um conhecimento muito maior dos gostos e preferências dos seus atuais e potenciais clientes.

Podemos agora comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar, da forma que quisermos. Joe Ciarallo, Senior Diretor de Relações Públicas do Salesforce Marketing Cloud, enumera as próximas grandes ferramentas para chegar ao público e fala da importância do conteúdo e do social para as relações públicas de uma empresa.

Para Joe, há 6 tendências interessantes que as Relações Públicas têm alcançado em 2016.

 

  1. A democratização de relatórios em tempo real

Joe Ciarallo diz que “a internet mudou tudo. Tornou todas as pessoas criadoras de conteúdos. Deu a todos a possibilidade de chegar a milhões de pessoas através dos seus telemóveis, diariamente”. Há agora uma nova forma de abordar a estratégia de relações públicas de uma marca. Embora isso leve à existência de maior competitividade, possibilita também mais oportunidades para um bom conteúdo alcançar o seu público-alvo.

 

  1. Marketing Influente

“O marketing influente é como um Wild West neste momento” considera o senior diretor. Independentemente do espaço onde está a comunicar, é certo que há um blogger, youtuber, instagrammer, redator no Linkedin ou outro influenciador que tenha o poder de persuadir o público que a sua empresa procura. O conceito é relativamente novo por isso é importante que a sua empresa crie uma estratégia inicial para desenvolver, ou estreitar, essas relações com o influenciador. Um desafio e uma responsabilidade para o relações públicas da empresa.

 

  1. Gráficos e Vídeo

Tem havido uma evolução cada vez maior da comunicação dos media com os consumidores. “Grandes publicações e grandes companhias de media estão a produzir conteúdos que se adaptam ao mobile e às redes sociais que têm um feed de notícias. Conteúdos esses que se baseiam, muitas vezes, em vídeo e imagem. O texto continua a ter um papel importante, mas a forma como podemos contar histórias tem-se tornado mais dinâmica”.

 

  1. Escuta social

Os profissionais de relações públicas beneficiam agora de uma relação direta com a sua audiência através da internet. Podem utilizar as ferramentas de social media para ouvir comentários do seu público, queixas e interesses e desenvolver estratégias de acordo com isso. Joe Ciarallo diz mesmo que “Um profissional de relações públicas não imaginaria, há dez anos, que teria este género de oportunidade para ouvir, e realmente, entender, o público. E deverá usar essa informação em seu proveito.”

 

  1. Livestreaming

Apps de livestreaming como o Periscope ou Facebook Live são bons exemplos com os quais se pode basear para se tornar mais competitivo. Esta é uma excelente forma de partilhar conteúdo rapidamente.

 

  1. Conteúdo de Marketing

Numa era de adblocking, criar um conteúdo valioso de marketing é a fórmula. O objetivo acaba por ser a criação de um conteúdo tão interessante que as pessoas iriam querer pagar por isso. Joe aconselha os profissionais de relações públicas a “colocarem-se nos sapatos daquele jornalista, ou nos sapatos do consumidor. Com que é que eles estão a ter problemas? O que é que eles querem que resolvamos? E aí, fazer a engenharia reversa no conteúdo para responder a esse tipo de perguntas”.

 

Haverá melhor forma de conhecer os gostos e preferências dos seus consumidores? Ou de pedir desculpa por alguma falha num produto? Ou simplesmente de agradecer por confiar na sua empresa? Nesta era da internet, cada passo é seguido e uma boa comunicação pode atingir multidões. Resta aproveitar a oportunidade.

E a Mediapost pode ajudá-lo nesta etapa. Estaria interessado em aumentar o poder das suas Relações Públicas? Contacte-nos. Temos case-studies muito interessantes que podemos partilhar consigo.