Vimto é um refrigerante à base de frutos silvestres criado em 1908. Nasceu no Reino Unido e é composto por sumo de uva, framboesa e groselha preta, assim como ervas especiarias. Recentemente, lançou uma nova campanha de marketing dedicada ao seu portefólio de produtos Sem Adição de Açúcar.

As lojas escolhidas para participarem na campanha foram as lojas Tesco, onde os produtos Sem Adição de Açúcar não vinham a funcionar muito bem junto dos consumidores. O objetivo era, por isso, aumentar as vendas dos sumos Sem Adição de Açúcar da Vimto com base numa campanha criativa que foi depois potenciada através de publicidade em imprensa e online, distribuição de folhetos e amostras em loja.

 A Campanha

Foram selecionados lares com crianças e com atividade na internet, próximos de lojas Tesco selecionadas. Foram então colocados sacos de compras da Vimto nas caixas de correio do público-alvo definido, com instruções para deixarem o saco na rua no dia seguinte se queriam receber ofertas da Vimto (opt-in).
No dia seguinte, foram distribuídos por cada lar sacos com uma amostra do refrigerante e um cupão de 30% de desconto para utilizar na próxima compra.
No total, foram distribuídas mais de 22 mil garrafas de Vimto Sem Adição de Açúcar.

Os Resultados

Os resultados da campanha foram analisados em 2 momentos: 15 semanas após a distribuição (Fase 1) e 30 semanas após a distribuição (Fase 2), de modo a medir os efeitos a médio e longo prazo da campanha.

Desde logo, o opt-in alvo da campanha era de 35% e obteve-se um resultado de 39% de lares aderentes.

Conclusões da Fase 1:

  • Ficou claro que a distribuição de folhetos foi o meio mais eficaz para levar ao aumento de gastos
  • Os folhetos fizeram com que os consumidores mudassem de Vimto normal para Vimto Sem Adição de Açúcar e das garrafas pequenas para as maiores.

Conclusões da Fase 2:

  • A distribuição de publicidade continuou a aumentar consideravelmente as vendas a nível doméstico, mais do que as duplicando comparativamente aos resultados da Fase 1
  • O cupão também produziu excelentes resultados, com os gastos em Vimto a crescerem 7 vezes – mais 40% que na Fase 1 – e a verificar-se repetição de consumo por parte destes consumidores
  • Venderam-se mais do dobro de unidades de refrigerante Vimto na Fase 2 do que na Fase 1.

Fonte: Elma Europe