Nos próximos anos, os canais digitais – nomeadamente mobile e social media – vão ocupar uma grande fatia dos orçamentos de Marketing e certamente ultrapassar outros canais em valor total de investimento.

As recentes mudanças no comportamento do consumidor e as altas expetativas de performance dos canais digitais obrigam assim os marketers a intensificar os seus esforços em várias plataformas e dispositivos.

Como centro de excelência de estudos sobre a Distribuição de Publicidade, a ELMA (European Letterbox Marketing Association) solicitou a uma agência independente de pesquisa de mercado a criação de um benchmarck europeu sobre a perceção da distribuição de publicidade não endereçada em comparação com outros canais e o seu impacto no comportamento do consumidor europeu, em termos de consumo de publicidade e da experiência do consumidor. Nesta pesquisa foram analisados 22 mercados europeus e o painel de agregados familiares inquiridos foi o unânime no que diz respeito à escolha do seu meio preferido para receber ofertas do setor de retalho: a escolha recaiu sobre a distribuição de publicidade não endereçada. Apesar de terem origens diferentes os consumidores foram consensuais em vários dos temas analisados:

  • O meio preferido para receber as ofertas dos retalhistas

 Mais de 60% da amostra concorda que o meio preferido para receber ofertas de retalhistas é através da sua caixa de correio. Na Holanda a resposta foi ainda mais entusiasta com 80% da audiência a revelar esta preferência. Note-se que esta pesquisa foi conduzida online e dirigida a uma audiência multicanal.

  •  A integração offline / online

 89% dos consumidores vai à internet depois de receber os anúncios dos retalhistas para pesquisar sobre um retalhista, ou loja, em particular. Contudo estes consumidores optam por pesquisar através do motor de buscas ao invés de introduzirem o url ou lerem o QR code da peça de comunicação.

  •  Atitude positiva

 Mais de metade dos inquiridos (55%) disseram que têm uma atitude positiva em relação à caixa de correio! 84% utiliza-a e 50% mantêm-na para utilização futura.

  •  Mais visitas à loja

 No mesmo agregado familiar, 3 pessoas consultam as ofertas de retalho e 75% da amostra é levada a visitar lojas específicas após a consulta, o que resulta num aumento do tráfego nas lojas.

  •  O consumo de publicidade no setor do retalho

 Os desafios dos consumidores, que navegam em canais cada vez mais complexos, veio realçar uma grande disparidade nos meios utilizados pelos europeus para consumir publicidade. No Reino Unido, na Irlanda e em Itália há uma grande tendência para a televisão mas na República Checa ou na Hungria a preferência é pelo online, designadamente, pelas plataformas com folhetos.

  •  Experiência de compras melhor

Quase metade da audiência considerou que as brochuras com ofertas, como cupões ou vouchers, melhoraram significativamente a sua experiência de compras.

  •  Reciclagem

A audiência europeia tem várias posições diferentes no que diz respeito à reciclagem, contudo, 59% dos inquiridos disseram ser conscientes face ao meio ambiente e reciclam as ofertas que recebem na caixa de correio.

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Fonte: Elma