As classificações e as críticas têm um valor incalculável para as lojas online, para o web engagement, serviço de cliente, marketing e até desenvolvimento de produto.

Mas o que devemos fazer para criar e manter reviews de qualidade dos nossos sites e nos sites dos nossos parceiros? A resposta é relativamente simples: envio de email após a interação e/ou sindicação que é um conceito que vamos explorar neste artigo.

Existem essencialmente 2 tipos de reviews nos websites.

  1. Orgânicas

Geralmente estas críticas são recolhidas com a ajuda de ferramentas como o Trustpilot, Yotpo, eKomi, Feefo ou Bazaarvoice. Para desencadeá-las podemos incentivar os consumidores com cupões, com inquéritos online ou com o envio de amostras, por exemplo. Ainda assim a tática mais comum é o envio de email pós-interação. De acordo com um questionário online conduzido pelo Bazaarvoice, entre os seus clientes retalhistas e marcas, este meio é usado por 87 % das marcas e 64% dos retalhistas clientes.

     2. Sindicação

Este conceito é relativamente recente (pelo menos para a equipa Mediapost!) mas muito inteligente. Tratam-se de reviews recolhidas em websites diferentes!

Estas críticas podem ter sido publicadas num website de um retalhista ou até num website do mesmo grupo que venda os mesmos produtos.

Por vezes são as próprias marcas que recolhem as críticas e depois as fornecem aos retalhistas através de uma rede de sindicação como a Bazaarvoice, PowerReviews ou Reevo.

Porque que é que as reviews são tão importantes?

 Há uma correlação muito forte entre o número de reviews online e as vendas e-commerce, concluiu um relatório da Profitero e da BzzAgent. Estima-se que ao adicionar apenas uma crítica a um produto que não tenha nenhuma se contribua para o crescimento das vendas online em 10%. Adicionar 50 reviews conduz a um aumento de 30% e acima das 50 registam-se aumentos a um ritmo mais lento.

Para adquirir mais reviews pode pedir feedback ao cliente quando compra ele um artigo, ou serviço, ou se já é um cliente fidelizado. A resposta a este email, considerado um email pós-interação é com frequência publicado numa página web!
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Imagem autor: Designed by Freepik

Fonte: e-consultancy