Como transformar o aniversário dos seus clientes numa venda?

1. Sim, consegue. Veja como.
Não recolheu a data de aniversário do seu consumidor? Devia tê-lo feito. Acabou de desperdiçar uma oportunidade de conversão. Nem sempre os seus clientes têm um bom motivo para adquirir o seu produto, ou serviço. Não foi só a oportunidade de conversão que foi perdida, mas, também a oportunidade de criar uma maior proximidade com o consumidor afinal ninguém se cansa de receber parabéns!
Isso é um exemplo de recolha progressiva de dados em Email Marketing! O progressive profiling é um conjunto de táticas para recolher dados relevantes por parte dos seus clientes, com base em perguntas e respostas.
O progressive profilling é como um namoro: pedir toda a informação num primeiro encontro pode afastar o seu pretendente. Ao pedir quantidades pequenas de informação cada vez que estabelece contacto, aumenta a sua probabilidade de conversão – esta é uma tática de email marketing que não afugenta as leads. Diminua o tamanho do seu formulário, comece por pedir informação básica como o nome, apelido e email, depois, num segundo contacto, peça mais dois ou três dados úteis para a sua marca. Uma das informações chave que deve tentar obter sobre o seu potencial cliente é a data de aniversário. Como? Através de inquéritos no website ou email marketing.
O que é um dado relevante? É, neste caso, uma informação importante para perceber as necessidades do seu cliente, que tipo de produtos ou serviços são mais suscetíveis de interessá-lo, que comportamentos ou preferências pode ter relativamente à relação que ele tem consigo. Por exemplo, para o retalho alimentar, as perguntas-chave são: se a pessoa tem ou não filhos, quantos e quantos com menos de 4 anos. São perguntas opcionais que são feitas na altura do registo. Se o cliente não preencheu, a mesma pergunta é feita posteriormente, num momento de interação.
Retém dados relevantes sobre os seus consumidores? Ótimo. Esta técnica de marketing vai maximizar o seu volume de conversões e a fidelização de clientes. Descubra todas as vantagens de adaptar a sua forma de comunicar com o cliente e beneficie do email marketing – uma forma muita eficaz – para recolher dados sobre os seus clientes. Experimente, vai ver que funciona.
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Parabéns a você: conheça as vantagens
O aniversário de um consumidor é uma oportunidade única para a sua empresa: um cliente predisposto para o ato de compra. Quem não oferece um mimo, a si próprio, no seu dia especial? A verdade é que há que direcionar esta compra para a sua empresa.
Além disso, uma mensagem a desejar um bom aniversário, quer seja por sms, por email ou por push notifications em App é uma mensagem com uma elevada taxa de abertura: > 50%, bastante superior à taxa de abertura convencional para uma promoção regular. Tem aqui, uma oportunidade de ouro para o seu cliente interagir com a sua marca, e com as suas ofertas.
Existem mecanismos, à sua disposição, como o email marketing, que podem impulsionar este processo. Conheça, abaixo, algumas táticas de compra que podem ser utilizadas no aniversário do seu cliente:
Uma oferta – É o dia de aniversário do seu cliente, faço-o sentir especial e envie um voucher, um desconto ou acesso a um artigo exclusivo.
Aposte na duração – Conceda algum tempo para desfrutar da oferta e aumente as probabilidades de conversão.
Relembre – O seu email pode passar despercebido. Crie uma sequência de emails de aniversário para maximizar as suas hipóteses de sucesso.
Como posso tornar o meu email de aniversário num sucesso?
Para apelar ao consumo do seu produto, ou serviço, siga alguns destes conselhos Mediapost:
Primeiro email: dê os parabéns ao seu cliente e informe-o da sua oferta.
Segundo email: em caso de não conversão, lembre-o 2 dias mais tarde.
Terceiro email: neste último lembrete, realce a validade da oferta!