Como transformar o aniversário dos seus clientes numa venda?

Email Marketing

1. Sim, consegue. Veja como.

Não recolheu a data de aniversário do seu consumidor? Devia tê-lo feito. Acabou de desperdiçar uma oportunidade de conversão. Nem sempre os seus clientes têm um bom motivo para adquirir o seu produto, ou serviço. Não foi só a oportunidade de conversão que foi perdida, mas, também a oportunidade de criar uma maior proximidade com o consumidor afinal ninguém se cansa de receber parabéns!

Isso é um exemplo de recolha progressiva de dados em Email Marketing! O progressive profiling é um conjunto de táticas para recolher dados relevantes por parte dos seus clientes, com base em perguntas e respostas.

O progressive profilling é como um namoro: pedir toda a informação num primeiro encontro pode afastar o seu pretendente. Ao pedir quantidades pequenas de informação cada vez que estabelece contacto, aumenta a sua probabilidade de conversão – esta é uma tática de email marketing que não afugenta as leads. Diminua o tamanho do seu formulário, comece por pedir informação básica como o nome, apelido e email, depois, num segundo contacto, peça mais dois ou três dados úteis para a sua marca. Uma das informações chave que deve tentar obter sobre o seu potencial cliente é a data de aniversário. Como? Através de inquéritos no website ou email marketing.

O que é um dado relevante? É, neste caso, uma informação importante para perceber as necessidades do seu cliente, que tipo de produtos ou serviços são mais suscetíveis de interessá-lo, que comportamentos ou preferências pode ter relativamente à relação que ele tem consigo. Por exemplo, para o retalho alimentar, as perguntas-chave são: se a pessoa tem ou não filhos, quantos e quantos com menos de 4 anos. São perguntas opcionais que são feitas na altura do registo. Se o cliente não preencheu, a mesma pergunta é feita posteriormente, num momento de interação.

Retém dados relevantes sobre os seus consumidores? Ótimo. Esta técnica de marketing vai maximizar o seu volume de conversões e a fidelização de clientes. Descubra todas as vantagens de adaptar a sua forma de comunicar com o cliente e beneficie do email marketing – uma forma muita eficaz – para recolher dados sobre os seus clientes. Experimente, vai ver que funciona.

Quer conhecer outros momentos oportunos para estabelecer contactos com os seus clientes? Contacte a Mediapost e usufrua de estratégias de fidelização de clientes.

  1.  Parabéns a você: conheça as vantagens

O aniversário de um consumidor é uma oportunidade única para a sua empresa: um cliente predisposto para o ato de compra. Quem não oferece um mimo, a si próprio, no seu dia especial? A verdade é que há que direcionar esta compra para a sua empresa.

Além disso, uma mensagem a desejar um bom aniversário, quer seja por sms, por email ou por push notifications em App é uma mensagem com uma elevada taxa de abertura: > 50%, bastante superior à taxa de abertura convencional para uma promoção regular. Tem aqui, uma oportunidade de ouro para o seu cliente interagir com a sua marca, e com as suas ofertas.

Existem mecanismos, à sua disposição, como o email marketing, que podem impulsionar este processo.  Conheça, abaixo, algumas táticas de compra que podem ser utilizadas no aniversário do seu cliente:

  • Uma oferta – É o dia de aniversário do seu cliente, faço-o sentir especial e envie um voucher, um desconto ou acesso a um artigo exclusivo.

  • Aposte na duração – Conceda algum tempo para desfrutar da oferta e aumente as probabilidades de conversão.

  • Relembre – O seu email pode passar despercebido.  Crie uma sequência de emails de aniversário para maximizar as suas hipóteses de sucesso.

  1.  Como posso tornar o meu email de aniversário num sucesso?

Para apelar ao consumo do seu produto, ou serviço, siga alguns destes conselhos Mediapost:

  1. Primeiro email: dê os parabéns ao seu cliente e informe-o da sua oferta.

  2. Segundo email: em caso de não conversão, lembre-o 2 dias mais tarde.

  3. Terceiro email: neste último lembrete, realce a validade da oferta!

Para estes mecanismos, uma plataforma de Marketing Automation como a SalesForce Marketing Cloud é útil:

. Permite criar o automatismo «aniversário»: todos os dias, interrogar a base de dados sobre as datas de aniversário, personalizar a mensagem de parabéns com o nome e ainda mais com a oferta e criar a sequência de automatismos.

. Dá ao automatismo maior eficácia e naturalidade. Por exemplo, se a pessoa converteu e comprou logo na 1ª mensagem, não irá enviar mais mensagens, evitando de “maçar” o cliente.

. Gere os diferentes canais, podendo alternar de forma dinâmica entre email, sms e push notifications e até mensaging através do Social Media (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin…)

Quer conhecer outras táticas de conversão que vão contribuir para o aumento das suas vendas? Contacte a Mediapost e beneficie de tecnologias de email marketing como a SalesForce Marketing Cloud que vão automatizar este processo.

Pretende saber mais sobre o Progressive Profiling? Contacte-nos.

Conheça os nossos serviços de email marketing

Peça uma demo grátis