Descubra a diferença entre software de CRM e Marketing Automation

Marketing Automation

Já ouviu falar de CRM ? Já, com certeza. Tornou-se referência e incontornável nas organizações.

E de Marketing Automation ? Já menos. Embora, seja cada vez mais falado entre marketers pois está a se tornar uma referência também.

As pessoas têm, frequentemente, uma reação parecida quando se apercebem que o software de CRM e o de Marketing Automation são diferentes. Para si, isto é uma novidade? Não se preocupe. À primeira vista parecem a mesma coisa, um pouco como a cerveja… e a cerveja sem álcool.

Uma das diferenças principais entre estes dois tipos de sistema é o target, ou público-alvo. O CRM é focado em vendas, o software de Marketing Automation centra-se no Marketing.

A Salesforce é um software CRM líder, que define CRM como «uma estratégia para gerir todas as interações da empresa com clientes atuais e potenciais». Um sistema CRM guarda informações como a morada do consumidor, o seu nome e número de telefone e as suas interações com a empresa.

Por outro lado, a SalesForce Marketing Cloud, líder em Marketing Automation descreve-o como um sistema que «permite que as empresas simplifiquem, automatizem e meçam tarefas de Marketing».

Enquanto que o Marketing Automation armazena informações, tal como o CRM, designadamente leads, detalhes de contacto (email, morada, número de telefone, noma da empresa, cargo, etc.) esta é, basicamente, a única coisa que partilham.

O Marketing Automation permite-lhe seguir as atividades de um potencial cliente como, por exemplo, quando visita o seu website, abre o seu email, lê o seu blog ou preenche um formulário. Os Marketeers usam este software para agendas e traçar as directrizes das suas campanhas de Marketing e, principalmente, campanhas de Email Marketing. Conheça abaixo alguns benefícios de Marketing Automation:

  • A capacidade de segmentar potenciais clientes em listas de email, com base nas suas interações anteriores ou nos seus interesses e preferências.
  • A funcionalidade de lead nurturing (i.e., nutrir a lead) permite enviar, automaticamente, emails no momento em que a lead está mais interessada no produto, ou serviço.
  • É ainda possível gerar campanhas em série, e quando terminar, o sistema gera estatísticas que mostram se a campanha foi, ou não, bem-sucedida.

Por outras palavras, o Marketing Automation ajuda a nutrir leads e a deixá-las prontas para a equipa de vendas. Quando a lead progredir e se tornar qualificável para a equipa comercial (e potencialmente um cliente), as empresas começam a localizar as interações através do CRM. A informação armazenada no CRM permite ver há quanto tempo um contacto se tornou num cliente, o seu registo de compras, datas e notas de conversas telefónicas, registo de emails enviados à equipa comercial e muito mais.

As equipas de vendas e de apoio ao cliente utilizam estes dados para otimizar interação one-to-one entre a empresa e o consumidor para aumentar as vendas e a satisfação do cliente. Alguns benefícios de ter CRM incluem:

  • Os elementos das vendas podem ver onde o consumidor se encontra, no processo de vendas e ajudá-los a fechar o negócio.
  • O seu negócio pode oferecer material promocional direcionado que tem mais probabilidade de gerar uma venda e construir uma boa relação entre si e o cliente.
  • Ao falar com o consumidor, terá acesso a informações sobre ele e sobre o respetivo histórico com a sua empresa. A conversa será mais pessoal e bem-sucedida.
  • Muitos sistemas de CRM podem ser sincronizados com social media, o que lhe permite seguir canais com mais tráfego e ouvir o que é dito sobre a sua empresa.
  • O sistema pode enviar alertas internos quando uma chamada é agendada, quando a conta de um cliente é renovada ou mesmo, quando é o aniversário do seu cliente. Todos estes elementos ajudam a sua equipa comercial a descobrir o melhor momento para o abordar.

O sistema CRM ajuda a assegurar vendas ao tornar este processo numa experiência mais personalizada para o seu consumidor.

Os sistemas de CRM e o Marketing Automation podem parecer similares à primeira vista, mas, desempenham papéis diferentes na organização e as suas diferenças tornam-nos mais valiosos para as equipas que usufruem das suas vantagens.

Contudo, neste momento, devem estar a perguntar-se «porque haveria eu de seguir metade das interações num sistema de software e a outra metade noutro»?

E é, uma boa pergunta.

A maioria das soluções de Marketing Automation permitem uma sincronização com os dados de CRM, para que as atividades de uma prospeção estejam acessíveis através de apenas uma solução.

Muitas empresas optam por sincronizar as informações das suas formas para que a equipa de marketing saiba o que está a acontecer nas vendas e vice-versa. Adicionalmente, várias empresas de CRM desenvolveram ou adquiriram software de Marketing Automation, por isso, existem diversos sistemas que abrangem ambos num só, tal como : Salesforce Pardot ou a SalesForce Marketing Cloud.

Em suma, este foi um pequeno esclarecimento sobre as diferenças entre CRM e Marketing Automation. Se continua indeciso sobre qual a solução indicada para o seu negócio: CRM, Marketing Automation, ou ambos, agora já sabe as diferenças. Observe o seu funil de vendas! E veja onde estão os seus maiores desafios.

Tipicamente, os negócios começam por adotar CRM para otimizar o fundo do funil de vendas e fechar mais negócio e há medida que há crescimento e capacidade de investimento, evoluem para uma integração de Marketing Automation no CRM.

Fonte: http://blog.capterra.com/whats-difference-between-crm-and-marketing-automation-software/

Descubra a solução ideal para o seu negócio

Receba as novidades do Marketing de hoje:

> Estratégias de sucesso

> Webinars outside the box

> Conteúdos relevantes

> Convites para eventos que vão mudar a sua forma de ver o Marketing Digital  

Faça uma análise grátis