A revolução mobile

revolução mobile

1. O mobile mudou tudo. Está preparado?

Os consumidores passam cada vez mais tempo na internet e conectam-se à internet cada vez mais com smartphone : atualmente 51% deste tempo é passado em dispositivos mobile (Internet Trends, 2015). É a Revolução Mobile que está em marcha, e que requer adaptar a sua abordagem às melhores estratégias de Mobile Marketing.

Os consumidores estão também mais exigentes relativamente à qualidade de navegação no mobile : 56% dos utilizadores de smartphone esperam que as empresas tenham um website mobile-friendly e 41% esperam que tenha uma aplicação (Forrester December, 2014).

Esta revolução mobile parece irreversível. Os dispositivos são, cada vez mais, extensões do corpo humano. Olhe à sua volta, conhece alguém que não tenha um smartphone? Conhece alguém que não consulte a internet, diariamente, no seu smartphone?

Em cada 8 minutos que o seu consumidor passa em dispositivos mobile, 7 são passados em apps (comScore, 2014). Por isso, se não está presente no digital, com uma experiência Mobile-friendly, está a perder leads, clientes, conversões e, por fim, vendas. Com efeito, descubra o Quoty, a app que vai aumentar o poder da sua marca e através da qual poderá beneficiar de uma presença mobile eficaz.

2. Como ter êxito: pense e atue de forma diferente.

O mobile é já uma parte integrante da sociedade moderna, contudo, existem hábitos difíceis de ultrapassar. Os consumidores ainda não estão confortáveis a comprar online no mobile : 80% admitem mesmo estar nervosos no momento de conversão.

Também os formatos tradicionais da publicidade online não tem tanta eficácia no smartphone comparado com desktop. Banners e outros já não resultam tanto.

No oposto, no mobile vinga o email, o canal mais eficaz, em termos de conversões.

 

email

O email domina as conversões em smartphone, o canal e o dispositivo parecem andar de mãos dadas nesta era de revolução mobile – 90% das pessoas consulta o email no telemóvel. O resultado? 62% das conversões feitas em mobile vêm do email.

Outro fator que tem uma grande influência nas conversões mobile é a confiança do consumidor e é precisamente neste ponto que existem mais variações entre marcas. As marcas best in class estão a alcançar mais 40% de conversões em smartphones e tablets.

 

best in class

3. A receita é simples. É tudo uma questão de journey.

customer journey do cliente traduz a sua passagem por vários canais de interação, online (website, email, social media, App, ecommerce…) e offline (loja física,…). O mobile é um dos pontos de interação pois é nómada e acaba por representar uma percentagem elevada do tempo de navegação total.

Assim, a sua estratégia mobile passa por perceber como interagem os seus clientes e propôr-lhes uma experiência otimizada ao longo do customer journey. Guie o seu consumidor de um touch point para o outro e adote estratégias que o levem à conversão. Leve a sua lead, quando existem sinais de compra (por ex., consulta repetida de uma página de produto ou no envio de artigos para cesto de compra) até ao laptop, onde o desconforto em comprar online desce para metade: 40%! Consulte aqui a equipa da Mediapost e descubra as melhores estratégias de marketing digital e de marketing mobile.

 

journey

5 estratégias para ter sucesso no Mobile

Customer Journey – Acompanhe o seu cliente entre os vários pontos de contacto e suscite oportunidades para o consumidor se registar. Exemplo: apele ao envio de uma mensagem para um número seu, em troca de um benefício para o consumidor como um desconto imediato. Desta forma, vai recolher muitas permissões para poder enviar mais tarde email, sms etc…. No email, poderá enviar um convite para o download da sua aplicação e, no website, cupões que levem à sua loja. É um ciclo, guiado por si!

Email mobile friendly – Para além de responsive, o email deve ser mobile friendly. Adapte a sua estratégia ao canal. Um ótimo exemplo é o website da Amazon que é pensado para o consumidor que está no website, em laptop, e para o que está no mobile. A personalização também desempenha um papel chave, para além de elementos como o nome e o apelido, utilize também o local e desperte a atenção do consumidor.

App com push notifications – Conheça o seu consumidor, descubra as funcionalidades preferidas do utilizador e envie notificações mediante a sua geolocalização. Este tipo de estratégia de marketing mobile permite revitalizar a sua aplicação e leva à ativação da app!

Real Time – É importante agir de acordo com as ações dos seus consumidores, quer seja no website ou na app. Crie mecanismos de respostas automáticas e crie a sensação de acompanhamento permanente.

Geolocalização – Esta é uma das funcionalidades mais apreciadas pelos utilizadores da web. Seja prático e entregue aos seus clientes aquilo que eles procuram. Localize a sua loja na promoção!

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