Marketing automation: aumente o seu ROI

Marketing Automation

1. Sabia que o custo de aquisição de um novo consumidor é 6-7 vezes superior ao de retenção?

É importante adquirir novos clientes, certo. Contudo, uma vez adquiridos, é crucial encontrar uma estratégia de retenção de sucesso. Os clientes que conhecem a sua marca gastam mais dinheiro, mais vezes, e, para muitas indústrias, o break-even por cliente é atingido na 2ª, 3ª ou 4ª compra.

As questões que os marketers colocam, hoje, a eles próprios são: que estratégias posso adotar para aumentar o ROI dos clientes que compram pela primeira vez? Como posso fidelizá-los?

Todas as questões podem ser respondidas com apenas duas palavras: marketing automation. 62%  dos marketers são bem-sucedidos ao adotar programas de automação. Clique e conheça o parceiro tecnológico de marketing automation da Mediapost, em Portugal, a SalesForce Marketing Cloud.

2. O que ganham os marketers com o Marketing Automation?

Ao implementar um programa de marketing automation, como a SalesForce Marketing Cloud, terá acesso a vantagens que vão contribuir para um forte aumento do seu retorno e que se vão traduzir em retenção.

Descubra como:

  • Construir uma relação longa e saudável com o consumidor.

  • Motivar o seu cliente a interagir com a sua marca (subscrever a sua newsletter, segui-lo nas redes sociais, entre outros).

  • Personalizar as suas interacções através de dados de comportamento do seu consumidor.

  • Reativar a sua visibilidade perante os seus clientes inativos.

O que impede os marketers de adotar estes sistemas tão vantajoso? A integração de dados é vista como uma barreira, mas, se é um profissional de marketing e está a ler este artigo saiba que para começar só precisa do email, mais nada.

3. Como fidelizar o cliente que compra pela primeira vez?

Como pode reativar clientes? Como pode fidelizar aqueles que compram o seu produto ou serviços pela primeira vez? O segredo está na interacção. Encontre os momentos certos para abordar o seu consumidor e faça-o, sem hesitar, mas de forma eficaz.

Existem vários momentos que podem ser propícios a uma abordagem:

  • Deseje um feliz aniversário ao seu cliente, ofereça-lhe um desconto, mas dê-lhe tempo para desfrutar da sua oferta. Esteja presente neste dia especial.

  • Welcome! Dê as boas vindas ao seu cliente, poderá utilizar esta técnica quando o consumidor subscrever a sua newsletter, evento ou noutra situação. É importante que o seu cliente receba este welcome email em real time!

  • Relembre o consumidor. Lembre o seu cliente que deve comprar o seu produto, antes que esgote ou que deve renovar. Esta estratégia aplica-se a subscrições de jornais ou revistas, produtos de jardinagem, entre outros. Se o cliente está satisfeito, estes emails irão, facilmente, converter-se em vendas.

  • Reative um contacto, com o email de reativação. Atenção, é importante definir um objetivo claro para medir o sucesso da sua estratégia. Não repita sujects: se quer reaver a atenção, tem que pensar numa estratégia diferente.

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